terça-feira, 9 de março de 2010

Beija eu , beija eu... Beija-flor

Observo da janela de meu quarto. Um casal de beija-flores aparece sorrateiro para dar umas boas bitocas em minha orquídea. Mesmo eu tendo três gatos, esses corajosos bichinhos insistem em dar um pulinho no meu quintal pra saborear das espécies extintas da natureza que eu cultivo. São rápidos. Uma piscada e...apenas a orquídea a balançar.

Dentre as muitas espécies de aves que vivem na Mata Atlântica, o beija–flor- grande–do-mato (Ramphodon naevius) é considerado o mais importante na polinização de bromélias da Mata Atlântica de baixada. Há dados que mostram que na Estação Ecológica da Juréia – Itatins ele é o responsável pela polinização de quase 50% das espécies de bromélias encontradas na região do Rio Verde. Presente no interior de matas de encosta do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, o beija-flor-grande-do-mato caracteriza-se por hábitos diurnos, se alimentando, principalmente, do néctar das flores e pequenos artrópodes como mosquitos, borrachudos e aranhas.

Fonte : S.O.S Mata Atlântica

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial